3 de maio de 2016

OS LIVROS DIGITAIS VÃO SUBSTITUIR OS TRADICIONAIS?





É importante a utilização da tecnologia e os conhecimentos do mundo da informática para divulgar e integrar o saber dos livros tradicionais, tornando-os acessíveis ao maior número de leitores possíveis.

Mesmo reconhecendo a relevância dos livros digitais na propagação do conhecimento, que tornará mais prático e rápido o método de pesquisa, não concordo com a possibilidade de que eles venham a substituir os livros tradicionais, visto que aqueles não proporcionam ao leitor o prazer que estes propiciam no ato de folheá-los, apalpá-los e visualizá-los materialmente os seus signos e códigos impressos no papel.

Se pensarmos no fato, que os livros digitais poderão popularizar os títulos de valor econômico mais elevados; mister se faz considerar que grande é o número de pessoas e comunidades que vivem a margem, e são excluídos do acesso a comunicação e informações digitais, logo não teríamos uma universalização do saber como se imaginam.



Ainda assim, compreendo que as duas realidades: o novo, representado pelos livros digitais; o antigo, retratados nos livros impressos no papel, deverão dividir o mesmo espaço por muito tempo, cada um cumprindo suas respectivas finalidades.

Raimundo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário